Fique Por Dentro

Imóvel de alto padrão: comprar ou alugar?

O antigo jargão “Quem compra terra, não erra” já foi uma verdade inquestionável. Todavia, essa ideia tem sido cada vez mais modificada tanto pelos novos comportamentos da sociedade quanto pelas novas perspectivas de investimento.

Portanto, não há uma resposta certa para essa pergunta. O imóvel de alto padrão pode ser interessante tanto para alugar quanto para comprar de acordo com as variáveis que o circundam.

A seguir, pontuaremos as principais questões que você deve colocar na balança para ver se é mais vantajoso alugar ou comprar o imóvel de alto luxo. Cada situação exige uma análise individual.

Dinheiro alocado

A primeira questão que deve se atentar é a quantia a ser imobilizada. Imóveis de alto padrão exigem grandes somas de dinheiro que muitas vezes podem proporcionar rendimentos superiores a um aluguel quando bem investido.

Outra questão a ser observada é que o dinheiro colocado em um imóvel de luxo não pode ser retirado com facilidade, ou seja são poucos os compradores para imóveis mais seletivos, portanto veja sua questão pessoal e pondere anotando os valores para fazer um comparativo.

Avalie a taxa de juros atual

Caso vá precisar de um financiamento para pagar o seu imóvel, consulte a taxa de juros atual. Em muitos momentos da economia, é mais interessante alugar um imóvel e aplicar o dinheiro de entrada a arcar com grandes custos de parcelamento e juros.

Faça simulações

Do ponto de visto financeiro, é possível fazer simulações e descobrir o custo real que você terá aplicando seu dinheiro ou entrando em um financiamento. Como também há possibilidade de investimento.

Modelo de vida atual

Quais são seus planos para o futuro? Quais são suas necessidades atuais? O aluguel proporciona uma série de vantagens para quem  precisa de praticidade e não pode se comprometer em um endereço fixo. Você é muito mais livre para mudar de  espaço, encontra menos burocracias e o processo é mais ágil.

Mudanças no imóvel

Embora o aluguel traga flexibilidade de mudança de endereço, ele dificulta ou até mesmo impede reformas e grandes  no espaço. Portanto, se você encontra em um momento da vida que deseja criar um ambiente personalizado e com sua cara, a aquisição do bem é muito mais recomendável.

O lado emocional também conta

Construir memórias, conhecer os vizinhos e criar um lugar onde seus filhos farão amizades na redondeza torna a compra do imóvel mais interessante no aspecto emocional, até porque quando se trata de lar, não deve ser colocado em conta apenas os custos financeiros.

Custos envolvidos

Outra questão interessante a ser colocada para análise são os custos fixos envolvidos. Quando você reside no modelo de locação, há muito menos gastos. Os custos de reforma estruturais ou mudanças semelhantes são por responsabilidade do proprietário, portanto se você está precisando de praticidade e redução de custos o aluguel pode sim ser uma ótima opção.

É uma grande oportunidade?

Outro ponto a ser observado é ponderar se a aquisição do imóvel se trata de uma grande oportunidade. Você saberá se trata de uma, se o valor de compra está muito abaixo do mercado. Para isso, compare com outros imóveis do mesmo seguimento e mesmo padrão.

Neste caso vale a pena comprar, mesmo que em pouco tempo você venda apenas para obter lucro na transação. Boas oportunidades não podem ser desperdiçadas.

 Tenha ajuda profissional

Por fim, tenha o auxílio de um profissional da área. Um consultor imobiliário irá ajudá-la na escolha de imóveis, quanto em orientações de aquisições e de mercado.

Um consultor te poupa tempo e te oferece opções mais específicas e direcionadas à sua necessidade atual.

Deixe Seu Comentário

Comparar imóveis
Adicione propriedades para comparar.